no

Capa de Almofada com listras em alto-relevo para decorar o sofá

Capa de almofada com listras em alto-relevo é perfeita para dar textura e aconchego ao sofá ou à cama. Com poucos materiais, usando ponto alto, ponto baixo e correntinha, você cria uma peça moderna, macia e cheia de personalidade para qualquer cantinho da casa.

Com anos fazendo crochê, aprendi que a capa de almofada com listras em alto-relevo é um dos melhores projetos para treinar tensão dos pontos, controlar medidas de largura e altura e caprichar no arremate, tudo isso enquanto renova a decoração de forma simples.

Quais materiais e ferramentas preciso para capa de almofada com listras em alto-relevo?

Para sua capa de almofada com listras em alto-relevo ficar estruturada e confortável, é importante escolher um tipo de fio que realce a textura, junto com uma agulha em mm adequada. Assim, você controla o tamanho final e garante que a peça vista bem o enchimento.

  • Tipo de fio de algodão ou acrílico com espessura média para destacar o relevo das listras
  • Agulha de crochê em mm compatível com o fio e com sua tensão dos pontos
  • Enchimento ou almofada pronta nas medidas desejadas de largura e altura
  • Fita métrica para medir tamanho da capa e conferir proporções
  • Tesoura afiada para um arremate limpo e cortes precisos de fio
  • Agulha de tapeçaria para costurar laterais e esconder as pontas do trabalho
Capa de Almofada com listras em alto-relevo para decorar o sofá
Para sua capa de almofada com listras em alto-relevo ficar estruturada e confortável, é importante escolher um tipo de fio que realce a textura – Créditos: depositphotos.com / AntonMatyukha

Como fazer capa de almofada com listras em alto-relevo passo a passo?

Para fazer a capa de almofada com listras em alto-relevo, você inicia um retângulo ou quadrado na medida do enchimento, alterna carreiras de pontos em relevo e pontos simples e depois faz a parte de trás. Por fim, une as partes e capricha no arremate.

  1. Meça a largura e a altura da almofada, acrescentando uma pequena folga para o encaixe. Anote as medidas e defina quantas correntinhas serão necessárias para atingir o tamanho desejado.
  2. Faça a correntinha inicial e trabalhe uma ou duas carreiras de ponto baixo para criar uma base firme, que ajuda a manter a capa alinhada e retinha durante as próximas carreiras.
  3. Comece as listras em alto-relevo alternando carreiras de ponto alto em relevo pela frente e por trás. Dica: marque o início da carreira para não perder a sequência e manter a mesma quantidade de pontos.
  4. Repita o padrão de listras até atingir a altura correspondente ao tamanho da almofada, sempre conferindo se o retângulo está com largura constante e se o relevo está bem definido.
  5. Para a parte de trás, faça um segundo painel do mesmo tamanho, podendo usar apenas ponto baixo ou misturar listras em relevo, de acordo com o efeito que você deseja.
  6. Una os dois painéis pelas laterais com ponto baixíssimo ou costura com agulha de tapeçaria, deixando uma abertura para colocar o enchimento. Dica: teste a capa no enchimento antes de fechar completamente.
  7. Depois de ajustar a capa ao tamanho da almofada, feche a abertura escolhida e faça o arremate, escondendo todas as pontas por dentro da textura das listras em alto-relevo.

Abaixo, um tutorial do ponto mais usado na peça por linhascorrente no TikTok:

@linhascorrente

Vem aprender a fazer seu primeiro ponto no crochê 💙 Esse é o ponto baixo, é o mais fácil e que está presente na maioria das peças de crochê 😊 Conta aqui se achou fácil de fazer! @jnycroche #linhascorrente #timecorrente #croche #crochet #crocheparainiciantes #fioamigulove#dicadecroche #crochettutorial #pontobaixo

♬ som original – Linhas Corrente – Linhas Corrente

Quais os erros mais comuns ao fazer capa de almofada com listras em alto-relevo?

Um dos erros mais comuns na capa de almofada com listras em alto-relevo é não medir com cuidado a almofada antes de começar, o que gera uma peça muito larga ou apertada. Outro problema frequente é variar a tensão dos pontos, fazendo com que algumas carreiras fiquem mais frouxas e outras muito justas.

Também é fácil se confundir na sequência do ponto alto em relevo pela frente e por trás, o que quebra o desenho das listras. A escolha de um tipo de fio muito fino ou de uma agulha em mm grande demais pode tirar a definição do relevo. Conferir contagem de pontos e manter um ritmo constante ajuda a evitar esses problemas.

Capa de Almofada com listras em alto-relevo para decorar o sofá
Um dos erros mais comuns na capa de almofada com listras em alto-relevo é não medir com cuidado a almofada antes de começar, o que gera uma peça muito larga ou apertada – Créditos: depositphotos.com / VadimVasenin

Como usar capa de almofada com listras em alto-relevo no dia a dia?

A capa de almofada com listras em alto-relevo fica linda em sofás, poltronas e camas, trazendo textura e sensação de aconchego. Você pode combinar cores neutras com detalhes em relevo para criar um visual elegante ou apostar em listras contrastantes para destacar a peça no ambiente.

É possível variar tamanho, largura das listras e altura da almofada para compor conjuntos diferentes em uma mesma sala. A mesma ideia de listras em alto-relevo pode ser aplicada em mantas, tapetes pequenos e capas de banquinho, criando uma decoração integrada com o mesmo estilo de pontos.

Se sentir vontade de explorar mais, produza novas versões da capa de almofada com listras em alto-relevo em outras combinações de cores e texturas. Assim, você treina tensão dos pontos, arremate e medidas enquanto enche a casa de peças artesanais cheias de carinho.

Tapete estreito para corredor com textura ripada para valorizar ambientes

Ponto Areia com Mudança de Cores para criar efeito marmorizado artesanal

Esse erro comum pode estar deixando seu banheiro com mau cheiro

Esse erro comum pode estar deixando seu banheiro com mau cheiro