Os carrapatos são um problema comum para quem quer manter a casa segura. Eles vivem em áreas externas, mas podem entrar nas casas através dos animais de estimação, roupas ou sapatos, e podem causar doenças ao serem transmissores de bactérias.
Como os carrapatos entram em casa e quais são os riscos dessas infestações
Carrapatos vivem em jardins, gramados e matas. Eles entram na casa principalmente pegando carona em animais, roupas ou calçados. Uma vez dentro de casa, eles podem se esconder em locais como cantos e frestas.
O maior perigo dos carrapatos são as doenças que eles transmitem, como febre maculosa e doença de Lyme, que podem afetar pessoas e animais. Em algumas regiões, eles também transmitem babesiose e erliquiose, principalmente em pets.

Como eliminar carrapatos usando produtos caseiros de forma segura
Muitas pessoas usam soluções caseiras para combater os carrapatos. O vinagre (de maçã ou de vinho) é popular, pois o cheiro forte e a acidez tornam o local menos atrativo para os carrapatos.
Outra técnica é juntar bicarbonato de sódio e sal. Espalhe essa mistura sobre tapetes e superfícies; depois de algumas horas, limpe o local usando um aspirador de pó, pois o produto desidrata os carrapatos.
Veja outros métodos naturais para combater carrapatos em casa
Além de vinagre e bicarbonato, óleos essenciais, como o de melaleuca, também ajudam. Bastam algumas gotas diluídas em água aplicadas com borrifador em áreas críticas. Só tome cuidado com crianças e animais, pois alguns óleos podem ser tóxicos se ingeridos.
Veja dicas simples para evitar carrapatos na sua casa:
- Manter o ambiente limpo – Aspire tapetes e lave roupas sempre que possível.
- Cuidar dos animais de estimação – Examine cães e gatos com frequência, dê banhos regulares e use coleiras antiparasitárias indicadas por veterinário.
- Vedação de frestas – Feche buracos e frestas para dificultar a entrada dos carrapatos.

Saiba como estabelecer uma rotina preventiva e potencializar cuidados contra carrapatos
Combinar métodos naturais com medidas preventivas é uma ótima forma de manter sua casa segura. O ideal é criar uma rotina simples e eficiente, repetindo algumas etapas básicas:
- Verifique jardins e entradas da casa regularmente.
- Use produtos naturais nos locais onde os carrapatos podem se esconder, como tapetes, rodapés e locais dos pets.
- Mantenha os pets limpos e os inspecione depois de passeios, olhando bem as orelhas, pescoço e entre os dedos.
- Alterne entre os métodos naturais para aumentar a proteção.
Abaixo, um vídeo explicativo sobre febre maculosa por Dr. Carlos Machado (drcarlosmachado no TikTok)
Com esses pequenos cuidados feitos regularmente, é possível proteger sua família e os animais de estimação contra os riscos dos carrapatos dentro do lar.

